Anúncio controverso
Um francês sexagenário tornou-se figura nacional por prestar serviços domésticos de bricolage a troco de sexo e anunciado este serviço na internet.
Uma iniciativa que desencadeou enorme celeuma após o Le Parisien ter dedicado uma extensa reportagem ao anúncio “arrojado”, onde o diário francês cita uma série de outros “maduros” envolvidos no mesmo tipo de vida.
“Eu tinha posto um anúncio em que oferecia os meus serviços de bricolage e, um dia, uma senhora de 52 anos respondeu perguntando se podia pagar os serviços em sexo”, explicou Serge, de 62 anos. “Aceitei e repeti o serviço várias vezes”-
Outro especialista no mesmo ramo, Eric, de 55 anos, relata pormenores sobre as suas experiências laborais; “A primeira procurava pretexto para uma aventura e a segunda era uma senhora de 51 anos que vivia só, precisava mesmo de obras em casa e não tinha dinheiro para as pagar” – adiantou.
“Tudo consiste em dar prazer ao mesmo tempo que se proporciona um serviço útil. Só encontro gente agradável com quem partilho experiências quentes, mas com respeito e bom humor”, resume, por sua vez, Pierre, de 56 anos.
Um quadro lamentado por Yves Charpenel, presidente da Fundação Scelles, dedicada a prevenir a prostituição; “É uma nova espécie de lenocínio, ainda que o pagamento não seja a dinheiro.
“Na raiz de tudo está a precaridade financeira. Para muitos o corpo é hoje em dia um capital de que se pode obter muito proveito”, contextualiza a socióloga Laurent Mélito. E é aqui que surge o debate e a controvérsia; um vazio legal que prevê a penalização de acto sexual a troco de dinheiro mas é omisso quando o dito cujo ocorre a troco de outro serviço.